Recent Posts

23/10/2011

Mary Blair e a essência da Disney (ou boa parte dela)

Coincidência ou não, nessa semana em que comprei a biografia de Walt Disney (na bagatela de 130 reais), me deparei na internet com uma das desenhistas conceituais mais importantes que os estúdios Disney já tiveram: Mary Blair. Nascida em 21 de outubro de 1911, Blair desde sempre se arriscava nos desenhos. Em 1931 ela ganhou uma bolsa para estudar na Chouinard Art Institute de Los Angeles. Após de formar, foi difícil para a artista conseguir emprego, ela então voltou para morar um tempo com seus pais, em San Jose. Mesmo sonhando com uma carreira de pintora, a situação econômica no país não dava muita brecha para a artista ter a sua chance. Porém, em 1934, ela se casou com o artista Lee Blair que, com apenas 23 anos, é nomeado Presidente da Califórnia Watercolor Society. Em 1938, Lee é contratado pelos estúdios Disney como um dos diretores de cor de Pinóquio; enquanto isso sua esposa é contratada pela MGM. Não demorou muito para que Mary fizesse sua transição para a Disney. Mary é responsável por conceitos de várias obras-primas da Disney, como Alice no País das Maravilhas, Peter Pan, Cinderella e a Dama e o Vagabundo. A arte final das obras foi modificada por outros desenhistas, mas a essência é toda Mary Blair. Em 1953 ela deixa a Disney, mas volta alguns anos depois para trabalhar em alguns outros conceitos, como em feiras da Disney e em decoração. Na época em que trabalha na Disney, ela era a 'queridinha' de Walt, o que causou a inveja de muitos desenhistas...




















Mary Blair também foi responsável pela arte conceitual do musical 'The Song of South', de 1946. Infelizmente nunca vi o filme inteiro, apenas me lembro quando criança de assistir às sequências musicais que misturavam atores e desenhos animados. Eu lembro particularmente que adorava essas duas sequências:








Ainda bem que o filme esta disponível no Youtube. Agora dá para matar saudades da infância assistindo ao filme e lendo a biografia de um dos maiores criadores de sonhos do século XX.

Para mais informações e gravuras de Mary Blair:

http://artofdisneyeng.canalblog.com/archives/2009/01/18/12130353.html


O trenzinho de Blair:




Uma sensacional montagem com os desenhos de Blair para Alice no País das Maravilhas:


2 comentários:

alan raspante disse...

nossa, muito bacana saber mais de mary blair. não sabia nada sobre ela e sobre a relação dela com os estúdios da Disney. muito bacana!

Cleber Eldridge disse...

Eu também não conhecia, desenhos lindissimos dela ;*