Um homem que compra dois exemplares do mesmo jornal de manhã, ao sair da boate com sua garota, esse é um cavalheiro.
Não sei uma nota de música. Nem preciso.
É fácil dizer-se que não é um grande livro. Mas que qualidade lhe faltará? Talvez a de nada acrescentar à nossa visão de vida.
Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido.
O melhor perfume é o sucesso.
A morte tem estado aqui por um longo tempo.
Escrevo como se estivesse dormindo e sonhando: as frases desconexas como no sonho. É difícil, estando acordado, sonhar livremente nos meus remotos mistérios.
Amo o público, mas não o admiro. Como indivíduos, sim. Mas, como multidão, não passa de um monstro sem cabeça.
Não é necessário sair de casa. Permaneça em sua mesa e ouça. Não apenas ouça, mas espere. Não apenas espere, mas fique sozinho em silêncio. Então o mundo se apresentará desmascarado. Em êxtase, se dobrará sobre os seus pés.
Sou contemporâneo do meu tempo.
Adoro a televisão. Antes dela, sempre dizia que o cinema era a arte mais vagabunda que existia. Agora já estamos em segundo lugar.
Dentro de mim mora um grito. De noite, ele sai com suas garras, à caça de algo para amar.
No mundo, a coisa é determinada, na arte ela o deve ser mais ainda: subtraída a todo o acidente, libertada de toda a penumbra, arrebatada ao tempo e entregue ao espaço, ela se torna permanência, ela atinge a eternidade. (...)
Viva como se fosse morrer amanhã, sonhe como se fosse viver para sempre.
Eu não disse que os atores são gados, eu disse que eles devem ser tratados como gado.
Eu quero dominar o mundo.
A vida seria maravilhosa se ao menos soubéssemos o que fazer com ela.
Se o presidente faz, então quer dizer que não é ilegal!
Joan Crawford dormiu com todos da MGM, exceto com a Lassie.
Eu não estou interessada em dinheiro, eu só quero ser maravilhosa.
Eu dou risada das pessoas que dizem que fazer filmes é arte e que os atores são 'artistas'.
Coincidência ou não, nessa semana em que comprei a biografia de Walt Disney (na bagatela de 130 reais), me deparei na internet com uma das desenhistas conceituais mais importantes que os estúdios Disney já tiveram: Mary Blair. Nascida em 21 de outubro de 1911, Blair desde sempre se arriscava nos desenhos. Em 1931 ela ganhou uma bolsa para estudar na Chouinard Art Institute de Los Angeles. Após de formar, foi difícil para a artista conseguir emprego, ela então voltou para morar um tempo com seus pais, em San Jose. Mesmo sonhando com uma carreira de pintora, a situação econômica no país não dava muita brecha para a artista ter a sua chance. Porém, em 1934, ela se casou com o artista Lee Blair que, com apenas 23 anos, é nomeado Presidente da Califórnia Watercolor Society. Em 1938, Lee é contratado pelos estúdios Disney como um dos diretores de cor de Pinóquio; enquanto isso sua esposa é contratada pela MGM. Não demorou muito para que Mary fizesse sua transição para a Disney. Mary é responsável por conceitos de várias obras-primas da Disney, como Alice no País das Maravilhas, Peter Pan, Cinderella e a Dama e o Vagabundo. A arte final das obras foi modificada por outros desenhistas, mas a essência é toda Mary Blair. Em 1953 ela deixa a Disney, mas volta alguns anos depois para trabalhar em alguns outros conceitos, como em feiras da Disney e em decoração. Na época em que trabalha na Disney, ela era a 'queridinha' de Walt, o que causou a inveja de muitos desenhistas...
Mary Blair também foi responsável pela arte conceitual do musical 'The Song of South', de 1946. Infelizmente nunca vi o filme inteiro, apenas me lembro quando criança de assistir às sequências musicais que misturavam atores e desenhos animados. Eu lembro particularmente que adorava essas duas sequências:
Ainda bem que o filme esta disponível no Youtube. Agora dá para matar saudades da infância assistindo ao filme e lendo a biografia de um dos maiores criadores de sonhos do século XX.
Apaixonado pela arte, frustrado pela vida. Ainda busco pelo conhecimento inalcansável. O mundo é podre, incômodo, irritante e só. Qualquer outro adjetivo é impressão da sua cabeça.
MSN: gianhp@hotmail.com
2 comentários:
nossa, muito bacana saber mais de mary blair. não sabia nada sobre ela e sobre a relação dela com os estúdios da Disney. muito bacana!
Eu também não conhecia, desenhos lindissimos dela ;*
Postar um comentário