Recent Posts

09/01/2011

Crítica Vencedora do Concurso Vitória Cine Vídeo - Um Animal Menor

O curta Um Animal Menor, de Pedro Harres e Marcos Contreras, é um extraordinário conto de terror e suspense psicológico, que leva o expectador a mais completa amargura, em um processo de subversão de valores a partir de um contexto claustrofóbico e quase insano.

Uma mulher acorda e descobre estar presa em um poço. Quando grita por ajuda, um garoto de não mais que 10 anos, que se diz chamar José, aparece e se mantém como único contato da vítima durante os vinte minutos angustiantes da projeção. Isso porque José, nas suas indas e vindas em busca de ajuda, acaba sempre aparecendo sozinho e dizendo que a ajuda já está a caminho, porém fica claro que ele não busca ajuda alguma, levando a mulher quase à loucura. José a alimenta e fornece remédios, e enquanto a prisioneira tenta convencê-lo de ir buscar alguém, a criança se transforma, aos poucos e bizarramente, em um pequeno vilão. As motivações de José para manter a mulher no poço são reveladas aos poucos, mas nunca totalmente, a partir de frases sutis pronunciadas por ele, com sua voz suave, calma e perturbamente infantil.

O roteiro é brilhante em nunca explicitar o que realmente leva José a esse ato de maldade. O espectador apenas tem algumas idéias das motivações do garoto a partir de frases como 'eu só te ajudo se você disser que me ama', 'diz que me ama', e pelo rebate desesperador da mulher ao dizer 'você está aqui só porque ninguém te quer, 'eu te odeio José'. Estaria ela encarando um garoto em busca de amor maternal, de um amigo? Ou o menino seria apenas uma criança doente, talvez mesmo devido à falta desse amor? As possibilidades ficam em aberto, tanto para o espectador quanto para a própria mulher, que sem querer, se envolve em um problema que não a diz respeito e muito maior do que ela pensa.

A câmera é feliz em manter-se quase que totalmente sob o ponto de vista da mulher. A sensação de encarar o menino de cima torna a situação ainda mais misteriosa, afinal, o que pode aparecer lá de cima? Apenas poucos lances são vistos do ponto de vista do garoto, o que garante um alívio de poucos segundos para o espectador. As atuações são extraordinárias e bastante coerentes com a situação.

Gian Luca



Trailer:




Making Of:



3 comentários:

Helio Filho disse...

Que legal, fiquei com mta vontade de ver agora! Suas críticas são legais :)

Anônimo disse...

Perche non:)

LíviaMachado disse...

nuusss.
desesperador! Interessante!

Deu vontade de assistir!