Recent Posts

25/06/2010

Salvador Dalí: Agonia humana em forma surreal


Sem uma audiência, sem a presença de espectadores, essas jóias não iriam cumprir a função para a qual anseei. O espectador, então, é o melhor artista.

Dalí.


Salvador Dalí (1904 - 1989) é o pintor surrealista mais famoso de todos os tempos. Por meio de imagens complexas, oníricas e bizarras, Dalí captou a agonia humana de uma forma única, transbordando criatividade tanto em pinturas mais 'cheias' quanto em pinturas com maior destaque no vazio que dá idéia de infinito, todas com múltiplas interpretações mas que rondam o mesmo assunto: as complexidades do ser humano.












Talvez os dois quadros seguintes sejam os que mais representem as idéias de sofrimento, questionamento e impotência do homem em relação à vida.

A persistência da memória, seu quadro mais famoso, é a manifestação passiva sobre o tempo arrematador, imbatível e covarde. O maior alvo do tempo? O ser humano, é claro.




Tenho paixão pelas pinturas de Dalí em que faz uso de Jesus Cristo e de borboletas, para mim, seu melhores trabalhos.








Dalí também fez cinema em parecia com Luis Buñuel (surrelista do cinema). O trabalhado mais aclamado dos dois é Um Cão Andaluz, um curta de 17 minutos que possui uma das imagens mais marcantes do cinema: um globo ocular sendo cortado por uma faca.









Surrealismo irá, pelo menos, ter servido para dar prova de que a experimentação total da esterilidade e das tentativas de automatizações terem ido longe demais e de terem conduzido a um sistema totalitário... Hoje, a preguiça e a total falta de técnica chegaram ao seu paroxismo no significado psicológico da atual utilização da faculdade.

Dalí.

4 comentários:

Alan Raspante disse...

As obras de Dalí eu já conhecia, é completamente magnífico, adoro surrealismo!

Anônimo disse...

salvador dalí era um gênio da pintura! essses quadros são lindos! eles mexem com os sentidos da pessoa. essa deve ser a meta do surrealismo: fazer com o que o desenho, o retrato do real ganhe asas! fique ressaltado por suas formas , pela maneira grotesca ou melhor dizendo fora de uma realidade "normal" e ganhe um ar sobrenatural e excitem a visão das pessoas! dali para mim foi um dos grandes pintores que já existiu! o quadro do cristo na cruz, visto por um ângulo de cima é fenômenal!

Anônimo disse...

http://soundcloud.com/user617591907/premium-rush-movie-2012 - whole film of Premium Rush Movie, Premium Rush Movie Trailer, High Quality Premium Rush It Film =((,

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.