Recent Posts

25/06/2010

Art Nouveau: Complexidade e muito requinte



Diferente da Art Déco, que tomou o cubismo como base, a Art Nouveau se voltou para o simbolismo, optando por formas orgânicas e com bastante valorização da natureza. O estilo tomou forma dentro da chamada Bélle Époque, tempo de forte mudanças culturais e da maneira de pensar entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século seguinte.

Construções em linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas são as caractéristicas marcantes do movimento. A Art Nouveau se apresenta como um estilo mais sofisticado do que a Art Déco.











A estética Art Nouveau teve grande impacto nos cartazes, o estilo também foi chamado de modern style. Podemos notar, principalmente nesses cartazes, a grande influência que a cultura japonesa teve sobre a Art Nouveau, que valoriza o espaço em branco do papel e configura com precisão os elementos envolvidos. Os desenhos são gráficos e se faz extremo uso de elementos da natureza.



Influências na moda:

2 comentários:

Alan Raspante disse...

Muito bacana, mesmo!

Alexander Matos Carnier disse...

Estou estudando Art Nouveau na faculdade. Realmente é uma estética bastante rebuscada, rica em ornamentos e muito interessante. Legal vc ter posto referencias da moda também.

E parabéns pelo excelente blog!