Recent Posts

20/06/2010

Art déco - Grande marca do século passado


A Art déco tomou forma a partir dos anos 20 e atingiu várias áreas decorativas, arquitetura, design de interiores e desenho industrial. Também se deu nas artes visuais, na moda, na pintura, nas artes gráficas e no cinema. Misturou vários movimentos em voga no início do século XX, como o construtivismo, cubismo, modernismo, bauhaus, art nouveau e futurismo. A Art déco não teve pretensões políticas ou filosóficas, se caracterizando por seu mérito decorativo que foi visto como um estilo elegante, moderno, funcional e ultra-moderno.





As formas geometrizadas (o rigor geométrico) foram frutos do movimento cubista. O estilo mistura materiais de base simples, como concreto e madeira, mas com ornamentos de bronze, mármore, prata, marfim entre outros. Apesar da nobreza, a arte tem mais simplicidade se comparada com a art nouveau (forma orgânica, voltada mais para a natureza e simbolismo como inspiração).



Construções famosas de arquitetura déco:

Estação ferroviária em Goiânia.

Cristo Redentor, Rio de Janeiro.

Nova York.

2 comentários:

Alan Raspante disse...

Gian, adoro seu blog em todos os sentidos, mas gosto ainda mais quando você posta 'arte' de um determinado artista, muito massa! xD

M. disse...

A art déco ainda fascina. Parabéns pela belíssima postagem!