Recent Posts

20/05/2010

Leitura:

Livros que acabei de ler:

O maior ator de todos os tempos nos conta, através de sua autobiografia (com a colaboração do jornalista Robert Lindsey), toda a sua vida desde a infância com os pais ausentes até sua luta pelas causas indígenas na América. Brando não se importa muito em detalhar o processo de filmagem de cada obra em que participou, o foco é mais em sua própria personalidade, fazendo o leitor imergir em sua fascinante vida pessoal. Brando conta sobre o grande número de mulheres com que foi para a cama, todos casos passageiros, e situações bizarras pelo qual passou com algumas delas. Ainda propõe suas convicções políticas e sociais, descobertas culturais e surpreendentemente, seu desprezo pela Sétima Arte.





Mestre Gil de Ham é uma divertida história de J.R.R.Tolkien, que decidiu publicá-la (juntamente com outra obra, Roverandom) após contá-la oralmente para seus filhos, na época, bem pequenos. O enredo é simples mas Tolkien, com sua habilidade narrativa, consegue envolver o leitor misturando fantasia com aspectos históricos da Inglaterra, criando ironias e jogo de palavras interessantes. Comparações com suas grandes obras (O Senhor dos Anéis, Os Filhos de Húrin, O Hobbit, O Silmarillion) são inúteis, pois a abordagem é bastante diferente. Na verdade, tanto Mestre Gil de Ham quanto Roverandom serviriam como uma espécie de motivação para a criação da literatura que o imortalizou.







Leitura em andamento:

O jornalista Christopher Andersen entrega ao leitor um panorama da vida de Madonna até o começo dos anos 90 (a obra foi publicada em 91). Para os fãs, é interessante pois como o foco é num período de tempo menor da vida da cantora (se comparado a mais recente biografia Madonna - 50 anos de Lucy O' Brien), é conferido ao leitor maiores detalhes sobre a época mais polêmica da artista, com sua turnê Blonde Ambition. Nessa época Madonna finalmente antigiu seu objetivo, que era o de dominar o mundo.









A história de Othello gira em torno de quatro personagens: Otelo (um general mouro que serve o reino de Veneza), sua esposa Desdêmona, seu tenente Cássio, e seu sub-oficial Iago. Por causa dos seus temas variados - racismo, traição e ódio - continua a desempenhar relevante papel para os dias atuais, e ainda é muito popular. Shakespeare também usa de seu estilo único de criar situações em que os personagens bolam planos para conseguir seus intentos, dentro de uma trama mirabolante, comum à época de sua vida.

7 comentários:

Alan Raspante disse...

Quero ler a biografia do Brando! xD

Emmanuela disse...

Onde você encontrou a biografia do Brando ? Ainda não consegui encontrar nas livrarias.

Gian Le Fou disse...

Foi um amigo que me emprestou. Essa biografia é de 94, e ele comprou nessa época. Nem sei se está a venda mais. Acho que dá pra achar pela internet.

Emmanuela disse...

Poxa vida, sempre quis ler uma biografia do Brando, no momento estou lendo da Marilyn e estou fascinada, postei um texto a respeito no meu blog. Se gosta de ler, é uma ótima recomendação

Gian Le Fou disse...

Li uma da Marilyn maravilhosa também, do David Spoto.

Juan Moravagine Carneiro disse...

é sempre interessante quando nos deparamos com belas biografias...algo cada vez mais raro hoje em dia...

abraço

M. disse...

Ah, eu tenho essa biografia do Marlon Brando, inclusive tem fotos muito bonitas dele desde bebê... Adoro a franqueza dele.