Recent Posts

11/05/2010

To be or not to be

Assim, sucede às vezes em certos homens, por uma perniciosa falha da natureza, ou desenvolvimento excessivo de algum traço de caráter, rompendo, muitas vezes, os baluartes da razão, ou pelo crescimento demasiado de algum hábito, que nesses homens, que trazem o estigma de um defeito, suas outras virtudes por mais puras sejam encaradas pelo público como corruptas devido a esse defeito em particular.

Ser ou não ser, eis a questão. Será mais nobre na mente suportar as pedras e flechas do destino ultrajante ou pegar em armas, contra um mar de desditas, e resistindo-lhes, dar-lhe um fim? Morrer. Dormir, não mais, e dizer que com um sono, curamos o mal do coração. E os mil acidentes naturais, de que a carne é herdeira, é a solução a ser fervorosamente desejada. Morrer...dormir...Dormir! Talvez sonhar! Sim, essa é a questão. Nesse sono de morte, que sonhos virão ao nos livrarmos dessa mortal espiral. Devemos fazer uma pausa. É o que torna uma calamidade, vida assim tão longa, pois quem suportaria os açoites e escárnios do tempo, a injustiça do opressor, as afrontas do orgulhoso, as aflições do amor desprezado, os atrasos da lei, a insolência oficial, e o que o mérito recebe dos indignos, quando por si poderia conseguir sossego com a ponta de uma faca. Quem gemeria sob o fardo de uma vida cansada, a não ser pelo temor de algo após a morte, a desconhecida região da qual viajante algum retorna, temor que confude a verdade, e nos faz preferi suportar nossos males, a fugir para outros que não conhecemos.

Hamlet (1948)

1 comentários:

Ana Pe disse...

Cheguei a conclusão que eu não gosto desse filme.
Dia desses revi o clássico da Disney com meu irmão de 7 anos, e concluí que pra "entrar no clima" precisaria fazer uso de uns 20 LSD, ou me embriagar... mas como sou "careta", tive que engolir a seco mesmo, ou melhor, me acabei na "bala Juquinha", e aí sim deu "uma onda"... e a versão do Tim Burton também não me fez mudar de ideia... acho tudo muito doido... até mesmo pra mim, que sou um pouco "freak".